Conheça os desafios da 2ª edição do InnovatiOn Unimed

A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo priorizou 08 desafios de negócio. Confira o detalhamento de cada desafio:


AUTORIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS E PROCEDIMENTOS

Nosso processo de autorização de procedimentos e atendimentos passa por regras previamente estabelecidas e analisadas, em muitos casos, por colaboradores. O processo é lento, necessita atenção e sua demora impacta diretamente na experiência do usuário. Como poderíamos agilizar e automatizar o processo de autorizações, trazendo maior assertividade e melhor experiência ao cliente?

Buscamos soluções alicerçadas em inteligência artificial que aprenda com as regras estabelecidas e respostas dadas, automatizando processos e criando padrões de como proceder nos próximos casos.



VIDA MÉDICA DO CLIENTE

Atualmente não existe um único repositório de informações de saúde do cliente. É importante que tenhamos uma visão integrada de todos os exames, procedimentos e consultas realizados pelo cliente. Como podemos acompanhar a vida médica do cliente Unimed?

Buscamos tecnologias que permitam acompanhar o histórico do cliente e possibilitem disponibilizar aos clientes e médicos acesso imediato ao histórico de exames, procedimentos e consultas de forma rápida e segura.



MONITORAMENTO DA POPULAÇÃO 60+

Nossos clientes acima de 60 anos, saudáveis, poderiam ser melhor acompanhados pela Unimed. Desconhecemos seus hábitos e preferências, o que dificulta o incentivo a adoção de hábitos mais saudáveis. Buscamos nos aproximar deste público, fomentando a melhoria na saúde. Como podemos identificar e utilizar soluções para acompanhar e monitorar o idoso saudável 60+?

Estamos buscando, preferencialmente, soluções com tecnologias vestíveis(wearables) que sejam intuitivas e de fácil utilização pelo público 60+, possibilitando monitoramento e prevenção da sua saúde e nos apoiando no cuidado do cliente.



MEDICINA PREDITIVA

Com base no histórico da pessoa (consultas, estilo de vida, patologias dos familiares, etc.) é possível identificar com antecedência o diagnóstico de diversas doenças. Esta abordagem é fundamental para minimizar a incidência de doenças graves e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Como podemos conhecer a carteira de clientes através da utilização do plano de saúde e as respectivas informações geradas dessa utilização para podermos fazer predições, monitorar e agir na gestão da saúde do cliente? Buscamos tecnologias para que diversas informações dos nossos clientes/pacientes (mapeamento genético, resultados de exames, informações psicográficas, estilo de vida, entre outras informações) possam ser coletadas, analisadas por programas específicos e tabuladas.



NOVOS MODELOS DE ACESSO À SAÚDE

O jeito tradicional de fazer assistência à saúde tem dado sinais de que pode não se sustentar por muito tempo. Observa-se uma crescente falta de interesse dos jovens e outros públicos pelos produtos de saúde disponíveis no mercado. A “nova batida” precisa de pronto acesso, resolutividade, jovialidade, facilidades de comunicação e com boa relação custo-benefício. Temos excelentes profissionais médicos, uma rede ampla e qualificada, know how de gestão de saúde. Contudo, queremos entender como podemos avançar em um novo modelo de assistência à saúde que atenda a necessidade dinâmica e disruptiva de um mercado em ascensão. Buscamos tecnologias e/ou modelos de negócios inovadores que possam ser somados as competências e estrutura da Unimed VTRP para atender este desafio.



DISPONIBILIDADE DE AGENDA DO CLIENTE

Devido à dificuldade em acessar nossa rede médica para agendamento de consultas e/ou procedimentos, a busca por alternativas de acesso a esta rede se faz fundamental. Como podemos inverter a lógica da busca por atendimento médico presencial, colocando a necessidade de atendimento do cliente disponível para a visualização e captura pelo médico com disponibilidade de agenda?

Buscamos soluções de plataforma (marketplace) que acelerem o processo de conexão entre clientes e médicos e possibilitem um modelo de negócio inverso a lógica atual de mercado.



AUDITORIA DE CONTAS HOSPITALARES

Auditores fazem avaliações baseado em regras e conhecimento técnico de forma manual e sujeito a interpretações. O erro e a variação na interpretação podem ocasionar cobranças e/ou pagamentos indevidos. Acreditamos que com IA podemos aumentar a assertividade e abrangência das auditorias. Como podemos utilizar a inteligência artificial no processo de auditoria de contas hospitalares?

Buscamos tecnologias que atuem na área de automação cognitiva de processos e inteligência artificial para trazer novas soluções para as auditorias hospitalares.



EXAMES COMPLEMENTARES PARA DIAGNÓSTICO

Estamos cada vez mais imediatistas e ter uma solução que nos forneça a possibilidade de realização de exames (ou parte deles) com resultado rápido seria um diferencial para nosso cliente. Desta forma, reduzimos também o tempo de ciclo do exame, da sua solicitação até o resultado. Como disponibilizar para clientes a realização de exames complementares de forma ágil e com resultados rápidos?

Para este desafio, buscamos soluções de automação de exames que entreguem o resultado de forma rápida e assertiva. Soluções que permitam que os exames sejam realizados no local da solicitação do exame serão um diferencial.